Hoje, nas mídias sócias é levantada uma polêmica sobre a introdução de instrumentos de sopro, como: saxofone, trompete, trombone entre outros para tocar gêneros musicais pertencentes ao movimento artístico e cultural chamado de Forró, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial cultural brasileiro. Alguns artistas como Jorge de Altinho, Assisão, Alcimar Monteiro ou bandas como, a Mastruz com Leite, pregam que foram os primeiros a colocar metais em Forró. Contudo, por meio de fontes históricas e não mediante memórias pessoais iremos expor alguns fatos.
A primeira pessoa a incorporar instrumentos de metais (naipe) em gêneros do Forró foi o maestro da Orquestra da Rádio Nacional, Guio de Moraes, em 1951, na série “No Mundo do Baião”, localizada no programa “Cancioneiro Royal”, apresentado por Humberto Teixeira, Zé Dantas e Paulo Roberto, com a participação especial de Luiz Gonzaga, na Rádio Nacional (Alves, 2010, p. 46). Agora, a primeira banda de Forró que também possuía alguns instrumentos de sopro em sua formação foi a Bandinha do Camarão, produzida por Luiz Gonzaga em 1969 e gravada pela RCA Victor no mesmo ano (RCA Camden – CALB – 5171).
Por fim, a primeira pessoa a inserir um instrumento de sopro em um gênero musical que posteriormente seria reconhecido como parte do movimento artístico e cultural chamado Forró foi Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, em 1929, pela gravadora Odeon.
O trabalho deste blog é fomentando por apoio coletivo, sendo assim, se você gostou desta literatura e tem o interesse de ajudar o blog a continuar ofertando conteúdos de pesquisas relacionados ao patrimônio imaterial brasileiro, intitulado de Forró de Raiz ou Pé de Serra. Poderá doar um valor simbólico através do pix: salatieldecamarao@gmail.com, além de deixar seu comentário, inscrever-se, compartilhar e dar um like.
TEXTO ATUALIZADO - 05/12/2025. REFERÊNCIAS IMAGENS 1. Da esquerda para a direita: Luiz Gonzaga, seu irmão Aluísio, Maestro Guio de Moraes (no piano), Humberto Teixeira e Zé Dantas. 2. Bandinha do Camarão em um Palhoção na Cidade de Caruaru–PE. 3. Capa do LP da Bandinha do Camarão de 1969. 4. Jararaca e Ratinho.
BIBLIOGRÁFICA E ICONOGRÁFICA ALVES, Leda. Zé Dantas: segundo a letra I. Recife: Fundação de Cultura do Recife, 2010. Organização Memorial Luiz Gonzaga. Bandinha do Camarão. São Paulo: RCA, Camden, 1969. 1 disco (45 min.): 33 1/3 rpm, microssulcos, mono. 12 pol. CALB – 5171. Espingarda... Pá. Intérpretes: Jararaca e Ratinho. Compositores: Jararaca. São Paulo: Odeon, 1929, 1 disco (16 min.): 78 rpm, microssulcos, mono. Vamo Apanhá Limão. Intérpretes: Jararaca e Ratinho. Compositores: Jararaca. São Paulo: Odeon, 1929, 1 disco (16 min.): 78 rpm, microssulcos, mono.
0 Comentários